quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O QUE INTERESSA AOS JOVENS?


Política, guerras, são assuntos muito complicados. Não é coisa de interesse dos jovens. Fica para os adultos, e poucos deles, diga-se de passagem. Quem se interessa em ver coisas sobre “os conflitos no Oriente Médio”? Ninguém entende nada direito mesmo.

Não adianta criticar os jovens por pensarem assim. São jovens, só buscam o que lhes interessa, isso é natural. Cabe a nós adultos tornar os assuntos importantes interesses para os jovens.

Sobre os “Conflitos no oriente Médio” o que podem lhes interessar é saber:

ü A Palestina era dona do seu território. – Como o Brasil é.

ü A maioria dos palestinos, agora, é obrigada a desocupar as suas casas, seus apartamentos, suas terras para os Israelenses se apropriarem. - Pensemos: Isso nunca poderia acontecer conosco?

ü Os conflitos no Oriente Médio, antes de serem por uma causa religiosa ou nacionalista, são movidos por interesses econômicos das potências estrangeiras que ambicionam o controle das suas fontes de petróleo. – O Brasil descobriu o pré-sal, tem bastante água para fontes de hidroelétricas e terras para produzir biodiesel. Já está sendo visto pelos estrangeiros como a “futura potência energética do mundo”.

ü A palestina não foi dominada do dia pra noite. Antes foi enfraquecida estrategicamente através de discórdias disseminadas entre seu próprio povo. – O Brasil é uma nação de misturas de raça, nem por isso deixamos de ser preconceituoso e vivemos atualmente uma guerra civil, não declarada oficialmente, com os comandos do narcotráfico.

ü Os Palestinos foram gradativamente sendo espremidos, hoje estão encurralados entre muros de até 9 metros de altura e outras barreiras. Os brasileiros nem percebem, na maioria, a manipulação que sofrem na mídia e, principalmente, dos políticos.

E aí? Vai continuar pensando que aquele mapa do Brasil, belo e imponente é estável para sempre? Que podemos viver somente “cada um na sua”? Vai continuar se preocupando só com roupas, novelas, shopings...?


Saiba que, enquanto isso:

ü Acordos políticos estão sendo feitos.

ü Privilégios e empresas são vendidos todos os dias aos estrangeiros.

ü Os nossos jovens não são educados para pensar.

ü Mal conhecemos nossa história, nossas bandeiras e nossos hinos.

ü Não sabemos eleger nossos representantes políticos.

ü Não sabemos cobrar os nossos direitos.

Presa fácil é o que somos. Só o “conhecimento” pode nos fortalecer. Interesse-se. Leia, assista os noticiários. Construa uma opinião própria. Seja flexível e sábio para reconhecer as verdades que muitas vezes se escondem por trás das mentiras que nos são ditas. Só dessa forma garantirá a defesa do patrimônio que é seu e nosso.

(Ivana Maria)

6 comentários:

Voltrotz disse...

Sou suspeita para falar, pois alem de sua filha sou uma admiradora desse assunto, uma das poucas jovens que se interessa! xD

Amei seu texto, acho que representou bem o que devemos ver e nos preocupar, o futuro do nosso pais!

Continue assim, amei o texto, vou sair enviando para todos, continue!!!

karla disse...

Que massa esse texto, muito realista ...

beeijo

Zildola disse...

Oi Ivana, obrigada por suas palavras no meu blog. Gostei muito do seu jeito de escrever e a partir de agora vou seguir seus posts. Eu escrevo pra tentar desabafar um pouco as minhas inquietações e reflexões. Espero que leia, e quando tiver alguma consideração, sinta-se a vontade pra escrever, ok?

Jorge Guimarães disse...

Olha, visto pela ótica técnica está brilhante, ou seja, o manejo fácil para despertar o interesse do público alvo que a geração futura , os nossos jovens, parabéns. E, pela visualização da escrita, sem comentário, pois tem conceito, tem começo, meio e fim, siga em frente, está no caminho certo para tornar-se uma grande escritora. nota 10

M.Pix disse...

Acho que o ensino de sociologia e filosofia não era para ser restrito ao ensino médio,deve-se educar criticamente desde a base.Quando chega ao ensino médio eles já podem votar,e com essa base poderia refletir muito melhor sobre a realidade em volta e de como agir,modificando-a através de seu voto.

Adorei o blog,e espero que contiue postando sempre :]

Elrick Gamboa disse...

LIndo ....Gostei da abordagem foi muito real e objectiva..De Angola ja tens um fãn,,,,,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...