sábado, 16 de outubro de 2010

O QUE GIGELE E EU TEMOS A VER COM OS CARROCEIROS?

Tenho uma cachorra viralata chamada Gigele. Por descuido, ficou prenha. Tiramos uma radiografia hoje dela e descobrimos que está bem perto de dar a luz a meia duzia de filhotes. Deus tenha misericórdia dela e de mim. Não sei o que vou fazer com tantos cachorros.

Na clínica, enquanto aguardava a veterinária, encontrei no balcão um abaixo-assinado de uma ONG de proteção de animais, a AU.QUE.MIA, solicitando a proibição do uso de carroças pelas ruas da nossa cidade.

O texto era muito esclarecedor e convincente, falava dos mal tratos aplicados aos animais para forçá-los a carregar pesadas cargas; da situação degradante que se auto-impôem essas pessoas, fuçando os lixos alheios; da desumanidade e descumprimento da lei quando crianças acompanham os adultos nessa atividade, apregoando ter um futuro igual  e outros pontos que tais quais esses não deixam dúvidas que é urgente a tomada de providências do governo municipal para devolver a dignidade dessas pessoas; os direitos dessas crianças e a proteção desses animais.

O texto lembrava também da imagem da cidade diante dos turistas que virão por ocasião da Copa do Mundo em 2014.

Convenci-me de imediato e assinei o tal documento. Torço para que mais pessoas também o faça e que as providências realmente sejam tomadas. Lembrei-me o quanto me incomoda realmente ver tantas carroças nas ruas e tantas pessoas se sujeitando a viver do lixo. 
Reciclar lixo deveria ser uma atividade organizada pelo governo, orientada, remunerada e fiscalizada. Ao contrário, sobrevive na marginalização, semelhante aos que pastoram ou  limpam os vidros dos carros  em troca de moedas, chamando isso de trabalho.

Lembrei-me também das contradições que a vida nos conduz, há pouco tempo atrás estava eu participando de outra campanha para ajudar uma senhora a comprar uma carroça, pois tivera a sua roubada e eu discursava sobre a importãncia da carroça como instrumento de trabalho.
Infelizmente, ainda não pode ser diferente. Ainda não há alternativas para essas pessoas. Mas assim como eu passei  por uma mudança no meu modo de pensar, muitas outras coisas podem mudar. Só precisa de um início.

Precisamos acreditar e buscarmos alternativas para dar a nossa contribuição. Estou fazendo a minha parte aqui. Com certeza sou capaz de fazer muito mais que isso, basta eu ir atrás. E eu vou. Vamos?

(Veja íntegra o texto do abaixo-assinado e aproveite para assinar também.
PS. Agora, vou ver Gigele, acho que já estão nascendo os cachorrinhos.

5 comentários:

Jeanne disse...

Ivana, boa sorte com a Gigele, e que consigas logo donos para os bichinhos!
Beijos

Célia Buarque disse...

sua gisele lembra minha mel (preciso de um psicólogo para ela porque pensa que é um pitbull mas é uma fox paulistinha, não sei como dizer isso para ela) rsrs... boa sorte na sua empreitada se não estivesse tão cheia de responsabilidades iria dividir essa com vc, mas não tô nem dando conta de tudo que tenho para fazer. Quanto as carrocinhas é preciso analisar com cuidado pq para muitas pessoas é a única fonte de sustento apesar de não justificar o mau trato aos animais. Os órgãos competentes poderiam auxiliar essas pessoas não só a tratar bem seus animais como a buscar formas de inclusão delas em atividades menos insalubres.

elora disse...

Oun, que foto mais linda da Gigele, atualizando aqui! Ela já teve os filhotinhos, foram O6 só que infelizmente morreram O2! DD: São fofos, quem quiser KK!
Não devemos olhar só pelo lado das pessoas mas pelo outro lado, os animais que assim sofrem também!

Nossos bichos disse...

Se tiver interesse podemos ajudar na doação dos filhotes de Gigele ... acesse www.nossosbichos.org e conheça nosso site. E quando eles estiverem prontos para adoção nos envie fotos com a descrição e formas de contatos ...

Conte com nossa ajuda para encontrar um lar para eles caso vcs não possam ficar com eles.

ARISSA disse...

Ah adorei esse texto! Só não consegui assinar o abaixo assinado no site indicado....
A foto ficou ótima, super democratica como a dona do blog... rs!
E axei bacana o coment acima que já vai ajudar na doação dos seus netinhos... :)
Mais uma vez, parabéns pelo blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...