sábado, 20 de novembro de 2010

FESTIVAL DE CINEMA DE NATAL

Quem sabia que em Natal estava acontecendo o 20º FESTIVAL DE CINEMA?
Quase ninguém.
E não poderiam porque não houve divulgação nas grandes mídias.
O evento encerrou ontem e hoje está tendo a  exibição do filme vencedor do festival  que foi OLHOS AZUIS, em uma das salas de cinema do Praia Shopping, com uma  entrada de apenas R$1,00.
Os Natalenses foram privados de assistir a filmes nacionais de excelente qualidade.
É vergonhoso esclarecer aqui que isso se deve a falta de compromisso político dos nossos governantes com a Cultura e com a divulgação da nossa cidade.
Devo dizer que eu só fiquei sabendo do festival porque a minha filha estava trabalhando nele.
E com muita tristeza também devo dizer que só eu e a minha mãe estávamos hoje na sala do cinema assistindo ao filme na sessão das 14:20 horas.
Fomos privilegiadas, pois considerei que este foi um dos melhores filmes que eu já assisti.
É notório que o Brasil ultimamente  tem feito filmes de excelente qualidade, capaz de concorrer de igual para igual com qualquer país.
O filme que foi vencedor do 20º FESTIVAL DE CINEMA DE NATAL me encantou pelas imagens; pela atuação primorosa dos atores; pela história do filme; pela reflexão que ele permite a respeito da condição humana e às vezes desumana das pessoas.  Mostra a realidade de países, como os EUA e de pessoas que se acham melhores que as outras. O filme me emocionou. Achei-o simplesmente belo.

 OLHOS AZUIS tem a duração 105 minutos; a direção de José Joffily; Produção de  José Joffily e Heloísa Rezende. O Elenco principal é David Rasche , ator americano que interpreta Mashal, o policial chefe do setor de imigração dos EUA; Irandhir Santos, do elenco de Tropa de Elite 2, que neste interpreta o papel de um professor discriminado e assassinado pela equipe de polícia americana e Cristina Lago, uma atriz que dá um banho de interpretação vivendo o papel de uma jovem prostituta brasileira que auxilia o policial na sua última missão de se redimir da culpa de haver destruído a vida de várias pessoas.

Não poderia deixar de registrar aqui as palavras de VALÉRIO ANDRADE, Diretor Geral do FESTNATAL transcritas do Blog  http://cinepotiguar.wordpress.com/category/festival-de-cinema/. Um desabafo retirado de um texto que ele intitulou “ E O VENTO NÃO LEVOU “.
“... O que é totalmente injustificável,  perante a classe artística nacional, é que após 23 de existência, e de ser o mais antigo do Nordeste e o quarto (em continuidade o) mais antigo do Brasil, o FestNatal ainda não tenha merecido o patrocínio permanente do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal.
Ao contrário do que ocorreu em outros festivais, e não apenas nos do Rio de Janeiro e de Gramado, a participação local sempre ficou a mercê da boa ou da má vontade dos governantes.  A trajetória do FestNatal no Governo do Estado foi idêntica a da Prefeitura de Natal. Com Wilma prefeita, quando houve, o apoio foi simbólico. Com Carlos Eduardo, a participação seria efetiva. Na administração de Micarla, a esperança nascida em 2009 transformou-se em desesperança em 2010.
 Garibaldi Filho, como de hábito, foi o único político do Rio Grande do Norte que defendeu o FestNatal na corte de Brasília.”

 Quem tiver interesse em saber mais sobre o filme e sobre o festival, felizmente há vários Blogs que divulgaram a respeito. Aqui tem a lista de alguns.
www.bobflash.com.br/natal/.../FESTIVAL-DE-CINEMA-DE-NATAL-20º-FESTNATAL--1º-DIA.html

7 comentários:

Felipe disse...

"Paz na Terra aos homens e mulheres de boa vontade", que deveriam estar trabalhando nos órgãos públicos, fazendo o que tem que ser feito. Sei bem o que é trabalhar sem ter um apoio efetivo de quem tem os meios de divulgar meu trabalho, mas estou na luta... e vou continuar! Foi prá isso que viemos ao mundo! Tenha uma semana maravilhosa!!!

vovo cibernetica disse...

Ivana mulheres como voce são poucas,
com a capacidade,coragem e autridade
para reindivicar o que é de direito.
muito maravilhoso o seu comentario
e o que mais me emocionou foi que voce levou a sua mãe para assiti o filme,coisa que hojenão se ver nas filhas depois que as mães estão já na idade madura .Parabens por isso e pelo belo comentáro .
Deus te abençoi cada vez mais .

Jeanne disse...

Muito triste isto. Entre as muitas coisas legais da blogosfera a que mais gosto é de conhecer outras realidades do Brasil.
Aqui em Porto Alegre, a cultura é intensa, não participa quem não quer, ampla divulgação, tem espetáculos grátis, eventos, é muito legal.
Tomara que por aí as coisas melhorem logo...
Beijos :)

~*Rebeca e Jota Cê*~ disse...

Adorei!

vovo cibernetica disse...

Ivana estou sentindo saudade dos seus textos que me transmite esperiencia Sei que é a falta de tempo ,mas estou esperando o proxímo Um grande abraço da sua amiga e admiradora
Em mossoró

vovo cibernetica disse...

Ivana acabei de ler seus comentarios sobre envelhecer .É realmente o que as pessoas precisam ,saber colher as coisas que a vida nos dar com o passar dos anos . Quem sabe aproveitar isso tem prazer de ter a idade que tem.É sempre bom saber envelhecer .Assim agindo não tem revolta por ser VELHO .
Um grande abraço da amiga

vovo cibernetica disse...

IVANA acabei de ler seus comentários sobre a velhice. Realmente se toda pessoa idosa soubesse aproveitar as coisas boas deixadas pelo tempo, que não deixam de ser experiencias marcantes e beneficas.Na velhice colhe-se como voce falou ,tudo que se plantou e é gratificante ver os frutos colhidos do que plantamos .
Continuo com grande admiração pelos seus textos . Um grande abraço .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...