segunda-feira, 15 de novembro de 2010

HOJE PLANTEI UMA ÁRVORE

Eu já ouvi falar muito sobre o simbolismo desse gesto, plantar uma árvore, mas não havia me dado conta ainda da sensação de fazê-lo.
Penso que empenhar-se em plantar uma árvore e, principalmente, compreender o significado dessa atitude está inteiramente ligado a condição de amadurecer.
Sempre adorei árvores. Criei-me sob mangueiras e tantas outras frutíferas do sítio do meu avô. Quando criança, pareciam-me que elas já haviam nascido assim, grandes e dando frutos. Não refletia sobre o trabalho que meu avô havia dispensado para alcançar aquela paisagem.
Cresci e, quando mais jovem, admirava as casas cheias de plantas, protegidas e embelezadas pelas sombras de árvores. Era meu desejo possuir casas e árvores, assim.
Adulta, compreendi, que casa se conquista á duras penas, ás custas de muito trabalho e perseverança. Aprendi que árvores, carecem também de perseverança, que precisamos enxergar em uma  plantinha que tanta atenção e tanto trabalho requer, um futuro de sombra e frutos.
Confirmei a mim mesma que amadureci. Refleti que neste ano, além de um coqueiro e, hoje, um pé de Pau Brasil,  já plantei  na escola em que trabalho, com ajuda de alguns amigos, outro Pau Brasil; três coqueiros; um pé de pitanga; um pé de acerola; um pé de graviola; um pé de pinha e uma goiabeira.
Sinto-me plenamente realizada em olhar para as árvores que plantei e aguardar pacientemente que cresçam, aproveitando cada estágio dessa evolução como resultado do meu empenho.
Voltando ao simbolismo, já tenho filhas, plantei árvores e escrevi livros. Só me resta publicá-los, esse é um outro estágio de perseverança (e ousadia) que pretendo me empenhar futuramente.

4 comentários:

AC disse...

Ivana,
De realização em realização, você vai-se completando...
Vamos lá então agora à publicação do livro. Força!
(Moro em pleno campo, onde plantar árvores é condição natural. Como refere, é extremamente gratificante!)

Beijo :)

vovo cibernetica disse...

Ivana como não podia deixar de passar pelo seu blog , acabei de ler o seu utimo trabalho .Achei lindo, voce já plantou um monte de arvores ejá escreveu até livros...
QUE MARAVILHA, cuide em publica-los antes que não dê tempo pra eu le-los
e eu quero sim ter esse prazer.
Te admiro muito.Beijo

Arissa disse...

É... só falta o livro mesmo, a publicação né... e pelo visto a torcida é grande... Parabéns pela inicitiva da pequena-grande arvore e pelo text também, claro!

Remédios disse...

Olá Ivana,também cresci em um sítio no Piauí em meio vários tipos de plantas efoi a época mais feliz de minha vida, sei como ficamos felizes quando plantamos uma árvore e o quanto faz bem pro nosso crescimento e amadurecimento pessoal e até espiritual.Por isso Parabéns querida e pelo livro também pois sei que logo, logo vc o publicará e eu estou já na fila para adquirir um ...terei muito prazer em lê-lo, vendo como vc escreve, tenho certeza que sera muito bom. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...