quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VIOLENTARAM A EDUCAÇÃO


Embora esteja eu assoberbada de trabalhos, não poderia jamais deixar de divulgar aqui um assunto tão relevante e tão triste, relativo a educação.

Uma grande amiga que conquistei através da blogosfera, Remédios, do http://recriart-ce.blogspot.com/ , ligou para mim hoje, por volta do meio dia, de Fortaleza, cidade onde mora.

Com a voz transparecendo aflição ela narrava para mim um episódio que assistia na tv local: - Você não acredita no que estou assistindo, professores agredidos pela polícia. – dizia ela, indignada – Está acontecendo agora.

Para comprovar o que me falava envio-me a foto que divulgo aqui.
 
Informei-me a respeito do episódio e soube que se tratou de um confronto entre os professores do estado do Ceará, em greve há 48 dias, e o pilotão policial que tentava impedir a entrada dos professores no interior da Assembléia Legislativa. No Youtube tem algumas imagens desse acontecimento triste.

Assisti também a uma declaração do governador do estado o sr Cid Gomes onde dizia que não esperassem enriquecimento na  rede publica, segundo ele, o professor deveria trabalhar por amor.

O sentimento que tenho diante de tudo isso é de extrema tristeza.

Todos perdem numa situação como essa. Perdem os professores, porque são humilhados ao reivindicar o reconhecimento dos seus valores; perdem os alunos de escolas públicas, que não tendo condição financeira para continuar seus estudos em escolas privadas, ficam reféns desse jogo político, vendo os seus direitos indo por ‘ralo’ abaixo; perdem os policiais que, pela profissão que exercem, tornam-se seres embrutecidos...; enfim, perde todo mundo, perde a educação; perde o país. Não há vencedores nessa luta.

Eu penso comigo mesma, e socializo com vocês a minha reflexão: - Que mundo é esse? Que sociedade é essa? - Ser mestre não deveria representar uma profissão honrosa, digna de respeito e admiração? – Que professor no Brasil é capaz de estimular seu filho ou seu aluno a seguir a sua profissão?

- O que temos para comemorar no próximo dia 15 de outubro, dia do professor?

3 comentários:

Remédios disse...

Obrigada!! Obrigada!! Minha amiga muito querida e um ser humano ímpar,especial por ser uma mulher consciente de sua atuação como educadora e como ser pensante e ativa neste país de minorias de bolso recheado de verbas, impostos e tudo mais. Neste "nosso" país de minoria que comanda com riquezas nos cofres e contas pessoais e muita futilidade e perversão na mente e no coração.Não se preocupam com educação,saúde , condições melhores de vida para o pobre...aquí tem um hospital (Frotinha da Parangaba )público onde a imprensa é proíbida de entrar e mostrar o caus, a falta de atendimento ao carente , que ainda assim paga seus impostos... Mas tem obra pra todo lado pra realização de uma parte da copa, mas somente nos lugares onde é conveniente...onde será mostrado...e que renderá bastante dinheiro...e o pobre é anestesiado com a ilusão, a falsa alegria nas festas e shows de graça em junho e no fim do ano...assim esquece os problemas , as tristezas e até a fome...Quando pessoas honradas como professores enfrentam e reinvindicam seus direitos são tratados como bandidos e até pior pela Polícia, Guarda Municipal, capangas de políticos etc...É revoltante, é triste e decepção total...A quem vamos entregar a educação e saúde de nossos filhos, netos... a juventude de um modo geral? Obrigada minha amiga por mostrar esse absurdo aquí em seu blog.Obrigada por atender-me e mostrar tão bem e com toda sua sensibilidade o que acontece aquí. Um grande bj em sua alma e Parabéns por ser esta pessoa incrível que é. Desculpe, não sou professora, não redijo tão bem só tento colocar a emoção no que estou sentindo agora. Xêru cearence prô cê.

Ivana Maria disse...

Minha amiga linda Remédios, adorei atender ao seu pedido, mas, pra falar a verdade, eu nem sei porque me manda escrever, eu deveria mesmo era apenas comentar o seu texto. Você escreve muito bem, consegue o mais difícil, colocar a emoção e os sentimentos nas palavras. um abraço. Façamos a nossa parte por uma sociedade mais justa. Conte comigo sempre.

Ivana Maria disse...

WALDIRA E RUI DE BEM COM A VIDA, comentou: Nossa! Que barbárie!! Onde vamos chegar em ??!!
Muito triste ver profissionais como os educadores, passarem por tamanha humilhação num país tão rico como o nosso!! É LAMENTÁVEL!!!!!

PARABÉNS PELA CORAGEM E FIRMEZA DE PUBLICAR ESSES ACONTECIMENTOS NO SEU BLOG. BJOOOOOOOOO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...