quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FILHOS INGRATOS

 
Eu desconhecia o significado da expressão “filho ingrato”, mas, recordo-me de, naqueles tempos, ouvir a minha avó analisando as “profecias” dos  cantos das aves.

Ela dizia: - Tá ouvindo? Quando o Bem-te-vi canta assim, pertinho de casa, está anunciando que alguém que está bem longe vai chegar.

 - Havia também outras pistas para que eu viesse depois a construir o significado de “filho ingrato”: Quando ela colocava a mim e a minha irmã para dormir, enrolava a gente, bem enroladinhas, no lençol e brincava dizendo: - Vou fazer esses pacotinhos para mandar para São Paulo.

 – Ficava mais claro ainda quando ela nos fazia acenar para os aviões que passavam e gritar – Ei, traga o meu pai de volta.

Durante toda a minha infância eu assisti a minha avó esperando o filho dela voltar, aliás os dois filhos. Imagino a solidão que apertava seu peito quando a gente ia para casa e ela ficava naquele sítio sozinha com o meu avô.

O meu pai voltou depois de mais dez anos, sem nenhuma noticia. Não me lembro direito da alegria da minha avó, mas me recordo que logo depois meu avô e  ela faleceram e os seus filhos venderam todo o patrimônio que eles levaram uma vida inteira para construir.

Assim, toda vez que eu ouço um Bem-te-vi cantar eu lembro a esperança do reencontro, nos olhos da minha avó e torço para que outras mães tenham mais sorte e vejam voltar para suas casas “FILHOS GRATOS”.



11 comentários:

luiz disse...

Boa noitealegrias e paz paravoce e fam.,adorei esta mensagem e o canto do bem-te-vi;isto,remete-me ao passado,reviver os laços de familia.Sempre é bom cultuar-mos estes pricipios em nossas vida.parabens.

luiz disse...

adorei

Chimarrão disse...

Ivana!! Essa questão é muito profunda. Há muitos casos comuns a esse por vc citado com muita propriedade; numa ordem cronológica que a gente até, ao ler, se coloca no lugar de quem aguarda....aguarda....e acaba indo sem ter encontrado o filho ingrato. Isso é assim Ivana. Sabe, demorei um pouco, mas deixei o mail guardado, pois sabia que era algo que valia a pena. Te agradeço e saibas que sempre ao ouvir o canto do sabiá, vou lembrar do texto, pois também passo por uma situação semelhante...a de FILHO INGRATO mesmo.....mas refreei minha ansiedade, pois somente após ser pai/mãe é que um filho assim qualificado irá parar para pensar no que é e o porque da ingratidão....mas aí.....tarde será. Abraços minha amiga. Seus textos são muito intensamente francos, do íntimo e inebriam qualquer pessoa que tenha sentimentos. ÓTIMA SEMANA!!

Ivana Maria disse...

Quero agradecer a participação de Luiz, que coincidentemente era o nome do meu pai, um dos filhos ingratos da historia. Este Luiz, ao contrário, me pareceu bem mais sensível. Um abraço, meu querido.

Ivana Maria disse...

Pois é, meu amigo Chimarrão, muita gente leu o email e alguns até comentaram lá mesmo, mas você é realmente especial, veio deixar aqui o seu comentário para enriquecer mais o meu texto e o meu Blog. A vida nos arrasta quase sempre para tantas ocupações que, se não estivermos atentos, tornamo-nos ingratos para muitas pessoas a quem amamos. Um abraço bem grande, meu querido amigo.

Jeanne Geyer disse...

Não sei se gostei mais do post (genial) ou do vídeo (presentaço)
Parabéns pelo lindo e emocionante post. Beijos :)

Ivana Maria disse...

Ah, minha querida Jeanne, eu já estava com saudades. Que bom que gostou. Um beijão.

Maria Luiza Vargas Ramos disse...

Minha querida Ivana, muitas vezes passei por aqui, mas sabes que nem sempre o blogger nos permite comentar.

Também visualizei tua avó e senti a tristeza dela.
Aliás, de ingratos o mundo está cheio!

Amei os bentevis, meu passarinho preferido!
Um beijo.

Ivana Maria disse...

A presença de Maria Luiza Vargas no meu blog é uma honra. Que bom que se agradou do post e dos bem-te-vis. bjs

Néia Lambert disse...

Ivana, gostei muito do seu texto, as lembranças e os detalhes foram, maravilhosamente, bem colocados,ficou uma delícia de ler, parabéns!

Beijos

Ivana Maria disse...

Néia, você é um doce de pessoa. Um elogio de uma pessoa competente como você na literatura é muito importante para mim. Obrigada por participar. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...