quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CARTA AOS AMIGOS SOBRE A MINHA EXONERAÇÃO


Natal, 22 de fevereiro de 2012
Queridos amigos,
Estive como gestora do CMEI Saturnina Alves de Lucena, no bairro de cidade nova,  em Natal, RN, desde o ano de 2008 até o dia 17 de fevereiro, véspera de carnaval, quando fui surpreendida com a minha exoneração, juntamente com mais 24 outras gestoras e gestores de CMEIS.
Não pretendo questionar o inquestionável, o direito da prefeita sob os cargos comissionados de nomear e exonerar quando considerar conveniente e necessário. E, contrariando as ideias de muitas pessoas que acreditam ser o ideal em momentos como esse, nos recolhermos e aceitar o que “não tem jeito”, acho-me no direito e no dever de declarar o meu pensamento diante do que aconteceu.
Sinto que eu, assim como os demais colegas exonerados nessas circunstâncias, alguns até anteriormente a nós, esperávamos ser tratados com o devido valor e respeito que merecem os que trabalham de forma integra e dedicada pela qualidade da educação.
Ser exonerado dessa forma, sem nenhuma comunicação, imprime em nós uma sensação de “profissional descartável” e a falta de informação e clareza para os demais colegas da nossa categoria gera um desconforto ainda pior: não sendo declarado o motivo da nossa exoneração, muitas especulações podem ser levantadas, inclusive duvidas com relação a nossa idoneidade e moral.
Assim esclareço: estamos saindo do nosso cargo, antes do termino do mandato publicado em diário oficial para o ano de 2013, contrariando a opinião das educadoras, funcionários e pais de alunos que se fossem democraticamente ouvidos poderiam apresentar a avaliação que fazem do nosso trabalho e já manifestaram na instituição a desaprovação desse ato.
Agradeço, em meu nome e de todos os gestores e gestoras que tiveram o mesmo tratamento que eu, a todos os amigos que fizemos durante essa jornada, nos CMEIS e na Secretaria de Educação, o apoio, consideração e respeito. Lamento que a qualidade da educação seja sobrepujada pelos interesses políticos eleitoreiros. E, para finalizar cito a mensagem dada a mim por um desses amigos: “Enquanto tiver voz, fale; enquanto tiver braços, estenda e aponte. Seu profissionalismo, o seu SER está acima de todos os teres.”
Um abraço.
Ivana Lucena

8 comentários:

DecorAfins disse...

è uma pena mas como vc mesma citou, para esse que estão no poder o que importa não é a qualidade ou o compromisso que tem com a educação e sim os interesses eleitoreiros é uma pena mas... O que nos resta é não nos calar e fazer valer nossos direitos de escolha em outubro nas eleiçoes 2012....

Remédios disse...

Olá amiga linda!
Quando comentei um pouco sobre sua publicação no mural do face,não sabia ainda o que havia acontecido e agora que sei,não tenho nehuma dúvida em dizer-lhe: São todos iguais,farinhas do mesmo saco, corja de ganaciosos e exploradores da boa fé do povo.Desculpa amiga, mas até hoje não conheci um único se quer que não tenha causado decepção e até vergonha...As agente se ilude e acredita neles...torcemos, fazemos campanha, vestimos a camisa mas basta eles/as chegarem lá e algum tempo depois as máscaras caem e nós ficamos novamente decepcionados. Amiga,não conheço vc pessoalmente mas pelo conteúdo de seus blogs, conversas, perfis etc, dá pra saber que vc é uma excelente educadora e profissional na arte de educar por tanto não deveria está sendo descartada,porque é isso que eles fazem qdo o interesse deles muda de foco...é absurdo tudo isso.Desculpe mais uma vez amiga,acho que escrevi demais... bjs no coração...e se não me conter vou escrever mais ainda...srrssrsr

AC disse...

Ivana,
Infelizmente vivemos num tempo em que, fazendo tábua rasa da ética e dos valores de vida, tudo parece ser descartável. Fez bem em falar, pois há uma coisa que eles não nos podem tirar: a dignidade.
Força!

Beijo :)

Ivana Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivana Maria disse...

TRANSCRIÇÃO DE COMENTÁRIO: Hooo amiga, sinto muito por esse ato covarde que certas pessoas tem em relação as outras. Ela está atirando para todos os lados, talvez com esperança de se reeleger, mas o povo já não é mais tão besta assim. Mas, bola pra frente, voce é uma pessoa batalhadora e gosta do que faz, portanto não lhe faltarão oportunidades, Deus te ajude, que vc consiga uma outra colocação o mais breve possível, qualquer coisa estamos por aqui.
Bjos.

Nádia.

Ivana Maria disse...

TRANSCRIÇÃO DE COMENTÁRIO DE AMIGO:

Pense em vc como ser humano, como pessoa e saiba que tens o seu valor e isso a vc interessa e por isso se dê o valor que sabes possui e as considerações de terceiros voce, sim você, deixe para segundo plano e viva plenamente seu dia a dia, fazendo o que gosta, mesmo que não no comando das ações, mas como educadora que por certo és com muita qualidade e amor ao que faz. Tenha todo o sucesso e seja feliz, pois a felicidade, sabes bem, brota do nosso interior. Por isso irradie isso cada vez mais, de forma intensa e mostre para você mesmo suas qualidades que por certo são muitas, pois aos outros, os que lhe conhecem e dão valor, não é necessário demonstrar e aos outros....aqueles, esses não merecem que lhes seja dado importância, pois eles não a buscam, visto que vendem sua consciência e dignidade em prol de momentos de intenso poder, que lhes é concedido e também retirados, ao bel prazer dos donos do poder, esses que se acham perenes, mas como mortais são tão efémeros como todos nós.

Chimarrão disse...

Li o texto e o primeiro comentário...sei que os demais também são importantes, mas o postado pela leitors Decor...sintetiza o que certamente todos pensam a respeito dessa gente que se "aboleta" no poder e dele faz seu quintal. Outubro neles e com vontade. Temos que varrer essa escória da política nacional e deixar trabalhar os brasileiros capazes e não capaxos de grupos armados, sim armados, mas com a mente poluída ae cheia de artimanhas para pagar aqueles que venderam sua dignidade para se manter ao lado dessa podridão que grassa em muitos feudos políticos do país. Abraços Ivana, felicidades e mantenha-se íntegra e de cabeça erguida, pois o profissional se constrói em décadas, os outros se encontra em cada canto escuro por aí!!

Célia Buarque disse...

A prefeita demonstra desde sua posse que é perita na arte de fazer besteiras... Uma atrás da outra. Ser exonerada por ela é um elogio, ao meu ver, pq pelo que leio competência não faz morada neste governo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...