terça-feira, 8 de maio de 2012

MAS, QUEM SE IMPORTA?


- Tão engraçado! – Engraçado é modo dizer por que isso não tem graça nenhuma. Aliás, é trágico, na verdade.

Um vigia de uma escola publica municipal de Natal, espera, desde as sete e pouco da manhã, segundo ele, o chefe do Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação. Lá pelas dez horas da manhã recebe o aviso de que ele só chegará ao meio dia.

Pergunto: - O senhor vai esperar até lá? – Não tenho alternativa. – foi a sua resposta.

Isso seria o suficiente para considerarmos um desrespeito com o trabalhador. Mas, quem se importa? Acaso não é “natural” longas esperas em órgãos públicos?

- Isso nunca via mudar! – diriam os conformistas.

Pois bem, voltando ao caso. Interessei-me, curiosa que sou, em saber qual o caso tão urgente que não poderia fazer aquele senhor voltar outro dia.

O caso é, principalmente, não ter dinheiro para passagens. Mas, o que ele pretendia resolver com o Chefe do Setor era simplesmente conseguir uma transferência para uma escola mais próxima a sua casa. Onde já havia constatado a vaga, segundo informou. Os motivos, além do obvio, era o fato de não receber vales transportes e ter que reembolsar as passagens toda vez que ia trabalhar na outra escola.

Somem-se a esses motivos, o fato de estar com o salário atrasado a dois meses. Coisa que ele nem se atreve a tocar no assunto diante do “Chefe”, por medo de perder esse emprego.

Pensemos: - Que mundo é esse em que estamos sobrevivendo?

Enquanto chefes ganham suas gordas gratificações e gozam da regalia de chegar ao trabalho na hora em que bem quiser. Trabalhadores, sem direito a vales transportes, com salários atrasados, mendigam o direito de trabalhar mais próximo a sua casa.

Essa prática de atrasar os salários do pessoal terceirizado contratados pela prefeitura, já virou uma constante. O pior é que, como agora, chega a extrapolar dois meses de salários atrasados.

- Acreditam que quem está com as suas contas pagas, dinheiro sobrando até, está muito preocupado com esses trabalhadores, coitados, que são forçados a trabalhar sem faltar mesmo sem receber os seus salários e vales transportes?

Ninguém se preocupa, quer dizer, talvez tenha até quem se preocupe, mas são tão pequenos quanto eles, sem poder de resolver o problema. Os que podem mesmo? – Não estão nem aí!

E assim, a novela continua, os professores ameaçando greve, as crianças pobres sem estudar, as escolas sucateadas, os funcionários sem receber seus salários e as propagandas dizendo tudo ao contrário, que - Está tudo às mil maravilhas!

4 comentários:

Ivana Maria disse...

Eu escrevo denuncias no meu Blog e fico imagino o que possa acontecer comigo.
Certamente não vou parar nos porões da “Ditadura” pelo fato dela não ser declarada.
Mas, corro o risco de represálias, como corre qualquer funcionário dessas ditaduras camufladas que se instauraram no nosso município e no nosso estado. Graças aos votos equivocados de uma população ingênua que acreditou em discursos demagogos que exaltavam a intenção de trabalhar pelos humildes.

Assistimos agora, desmascarados esses discursos. Percebemos a fragilidade da nossa Democracia onde só temos o “direito” de eleger e, se fizermos erroneamente, nada mais podemos fazer para reaver o erro a não ser amarga-lo até o fim do mandato.

Remédios disse...

Oi amiga linda!
Que bom que você não entrega os pontos, não rói a corda e não deixa cair a peteca...rsrssr. O povo precisa de gente assim como você, que sabe de suas dificuldades e põe a boca no trombone...consciente que é de seu papel de cidadã vai mundo afora na defesa dos menos favorecidos e você está certíssima amiga, isso é uma vergonha como muitas outras situações aquí em nosso amado país. Você sabe; somos um povo de boa fé, acreditamos neles e ainda fomos preparados para sermos quase analfabetos em questões políticas...quem consegui aprender algo ainda é privilegiado e os outros coitados? Parabéns linda pelo belo texto! Bjs em sua alma.

Remédios disse...

Víxeeee!!! Esqueci de falar que seu blog está LINDÃOOOOOOO!!!! XÊRUS

Ivana Maria disse...

Nada como retornar ao Blog e encontrar os comentários da sua postagem. E quando se trata dos comentários de uma amiga assim tão querida, então...? Obrigada por todas as palavras de apoio, minha linda e pelos elogios ao Blog. Um xero bem grande para a minha querida Remédios, que também tem um blog lindíssimo de Artes. http://recriart-ce.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...