domingo, 21 de outubro de 2012

QUEM DERA UMA FÉ OU UM CETICISMO CEGOS PARA EU DORMIR EM PAZ



Confesso que tantas vezes invejo os que facilmente se realizam em sua fé. Certamente, isso lhes poupam de muitas angústias e do desgaste de uma busca constante por respostas inteligentes e convincentes sobre a vida.

Apegar-se a histórias, de cunho moral, criadas e repassadas inicialmente na cultura oral e depois eternizadas na literatura escrita e utilizar-se delas para saciar toda a necessidade de saber é bem mais confortante do que, tendo acesso a essas histórias, compreender o seu cunho histórico e analisa-la impessoalmente.

Viver da fé exclusivamente é contentar-se com o que compreende sem se exaurir na reflexão das razões de todas as coisas e se desgastar nas pesquisas de possibilidades infinitamente variáveis do amanhã como resultado das ações do hoje.

 Os inquietantes e atrevidos porquês são instrumentos que atormentam a alma. Feliz é o sujeito cujo mundo espiritual resume-se apenas na garantia própria da salvação de sua alma. A sua mente preenche-se e goza de tal conhecimento como o bastante. O respeito e a submissão ao ser supremo é uma posição que aquieta e faz o homem adormecer em paz.

É bem verdade que na outra ponta também há uma posição confortante: ateu. Nem essa eu consigo alcança-la. Se o fizesse certamente bem mais fácil seria. A convicção sobre o equívoco dos outros me acalmaria e nada mais haveria para ansiar a não ser usufruir a perfeição que o acaso, por sorte, instituiu em anos e anos de evolução.

Mas, eu sou esta...


2 comentários:

Pedro Luis López Pérez disse...

Vengo del blog de Cinequarto de Júnior Grigolo y me ha encantado tu Rincón; por lo cual, si no te importa, me gustaría ser Seguidor de tan bello Espacio, lleno de Magia, Color, Sentimientos, Sensaciones y Fantasías.
Un abrazo.

Graça Pereira disse...

A fé, tal como a vida, é um mistério em que se acredita...mesmo sem ter visto! E, porque é mistério...vive na certeza da confiança e da entrega e daqui, resulta uma esperança que nunca morre!!
Beijocas
Graça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...