domingo, 23 de dezembro de 2012

BOA ÉPOCA PARA SE FALAR DE NATAL




Essa é mesmo uma boa época para falarmos sobre Natal.

Bem, o que posso dizer... Natal é uma cidade belíssima.

É de propósito que estou falando sobre a minha cidade e sim, é mesmo uma boa época para falar sobre ela, afinal é o seu aniversário que comemoramos também no dia 25 de dezembro. Daí vem o seu nome, fundada na data em que o cristianismo comemora o aniversário de Jesus, neste ano de 2012 a nossa cidade completa 413 anos.

Sempre acreditei que o Natal em Natal deveria ser o melhor e mais comemorado do mundo, afinal são dois aniversários importantes juntos. Mas, isso nunca aconteceu. Por sorte, como em toda a parte do mundo lembramos também por aqui da comemoração do aniversário de Jesus e as famílias se envolvem com presentes, confraternização e desenvolvem um espírito mais fraterno. Mas o aniversário mesmo da nossa cidade, isso pouca gente lembra e quase ninguém comemora.

E neste ano de 2012, então, a situação se agravou de tal maneira que há muito mais a se lamentar do que a se comemorar na nossa cidade.

Vítima de um governo desastroso que acaba de sair forçado pela justiça, envolvido em um escândalo de corrupção, apoiado por vereadores de igual caráteres, a nossa cidade sucumbe no lixo que se espalha pelas ruas esburacadas. Nos hospitais não há atendimento adequado, as escolas e creches sucateadas, ameaçadas de não concluir o ano letivo, faltando nelas o básico e, principalmente, com vários atrasos nos pagamentos dos funcionários contratados de empresas terceirizadas. Assim se encontra a nossa Natal.

De tudo o que me admira é que esse mesmo “desgoverno” municipal contava há bem pouco tempo com um grande numero de apoiadores e defensores. Não sei como esses se colocam agora diante dos fatos comprovados. O que sei é que com certeza, apoiando alguém que estava fazendo tudo errado só poderia ter por traz a ambição de cada um para garantir a sua individualidade à custa do prejuízo da comunidade.

Mas, com diz Chico Buarque, “apesar de você amanhã há de ser outro dia...”.

Natal ainda tem muito o comemorar, é uma cidade agraciada pela natureza, cercada de belas praias, dunas, lagoas e uma vegetação capaz de trazer para qualquer pessoa uma paz interior e uma comunhão com a vida. A gente costuma dizer brincando que “vivemos onde os outros passam as férias”.

Espero um dia ver a minha cidade com grandes festas nesta data, cheia de luzes e brilho, recebendo pessoas de todo o mundo para comemorar juntos os aniversários de Jesus e o nosso aniversário. Não deve ser a toa que somos privilegiados por essa coincidência. Natal tem que ser a cidade mais especial do mundo nesta época.

Feliz Natal.
(Ivana Lucena)
(Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_VYnQ4XD3IMg/TF6a5VAooBI/AAAAAAAAGLQ/nbMau11AB0k/s1600/1.jpg )


4 comentários:

celia buarque disse...

É lamentável a situação de nossa cidade realmente. Mas, passei aqui para lhe desejar um feliz ano novo e que Deus lhe proteja muito. A você e toda sua família.

Alberto Valença Lima disse...

Há tempos que não visitava este blog mas hoje, passei aqui pra também lhe desejar um ano de 2013 cheio de alegrias, harmonia, conquistas, prosperidade e tudo mais de bom. Pra você e sua família.

Remédios disse...

Oi amiga linda!
Saudades de você , sabia? E também ando cheia de problemas e correria... Que você tenha um ano de muita saúde e menos problemas , né? Amor e luz em sua vida! Víxe! como tô correndo, mas calma não é da polícia, kkkkk , xêruuuuu

Juliano Carvalho Bueno disse...

Grande 2013 e que continue amando sua cidade que é linda Ivana!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...